Ministério da Saúde inicia "roadshow" pelos hospitais

Discussão em 'Nacional (Notícias)' iniciado por JuizDidi, Novembro 9, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Contenção

    Ministério da Saúde inicia "roadshow" pelos hospitais


    09/11/10

    O Secretário de Estado da Saúde quer acompanhar “in loco” o cumprimento dos planos de contenção da despesa.

    Óscar Gaspar quer acompanhar de perto as medidas de contenção que os hospitais estão a implementar. Medidas como, por exemplo, cortes nas horas extraordinárias, racionalização dos meios complementares de diagnóstico e materiais clínicos, desmaterialização de análises clínicas e renegociação de preços com fornecedores, que permitirão ao Estado poupar 100 milhões de euros por ano. Só em 2010, a tutela estima que a poupança chegue aos 50 milhões.
    Para isso, Óscar Gaspar vai visitar os principais hospitais do país nas próximas semanas. Um périplo que começa hoje na Beira Interior com uma visita ao Hospital da Covilhã, onde o secretário de Estado inaugurará uma unidade de procriação medicamente assistida, seguida de uma visita ao Hospital do Fundão e ainda ao Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco.
    As medidas de contenção orçamental e a produção hospitalar são dois dos temas inscritos na agenda e que Óscar Gaspar abordará nas reuniões com os conselhos de administração destas unidades hospitalares. Em declarações ao Económico, o secretário de Estado explicou que o objectivo destas visitas é "ficar a conhecer a realidade concreta destes hospitais" e ao mesmo tempo passar a mensagem que é "necessário cortar em custos supérfluos e conquistar ganhos de eficiência de modo a não ultrapassar as metas orçamentais".



    in DE
     
LMPC