Mozilla lança extensão em resposta ao navegador RockMelt

Discussão em 'Noticias/Informações' iniciado por zarbman, Novembro 11, 2010.

  1. zarbman

    zarbman Staff Moderador Temático Membro Gold

    [​IMG]
    Instalado ao lado da barra de endereços, o botão abre um menu que fica entre esta barra e a página, no qual são apresentadas as opções de envio​

    A Mozilla foi rápida em sua resposta ao "navegador social" RockMelt, e anunciou nesta quarta-feira uma extensão chamada F1 que reproduz algumas funcionalidades do novo concorrente. Com o add-on para Firefox instalado, é possível dividir com os amigos impressões sobre a página aberta no navegador usando o Twitter, Facebook ou Gmail, tudo sem precisar abrir outra aba ou pop-up.

    A extensão é simples e prática de usar, sendo chamada ao clique de um botão ilustrado com o desenho "relativamente óbvio" de um balão de história em quadrinhos. Instalado ao lado da barra de endereços, o botão abre um menu que fica entre esta barra e a página, no qual são apresentadas as três opções de envio: Twitter, Facebook e Gmail.

    Ao postar uma mensagem no Twitter, a URL encurtada já é adicionada automaticamente, e basta digitar o resto da mensagem para passar o recado, sem que seja aberta uma nova aba ou janela. No Facebook, o processo é semelhante, bastando digitar o comentário que o sistema insere todos os outros dados. E os emails são enviados sem precisar abrir a página do Gmail, com destinatário, assunto e corpo do texto podendo ser digitado na mesma aba da página que está sendo enviada.

    Para que tudo funcione é preciso que o F1 tenha a sua autorização junto aos serviços ¿ ao clicar em cada botão pela primeira vez, você é enviado para a página do serviço relacionado, onde é preciso inserir login e senha. A autenticação usa os protocolos específicos de cada sistema, só precisa ser feita uma vez e é bem rápida.

    Mas na comparação direta com o RockMelt, o Firefox + F1 sai perdendo. Lançado com grande estardalhaço nesta semana, o RockMelt não só agiliza a postagem em redes sociais como também ajuda a acompanhar a atividade de seus amigos através de botões e painéis nos cantos da tela. O F1 não traz ao Firefox nada além do ágil envio de mensagens pelas redes sociais, mas os fãs do panda-vermelho provavelmente lembrarão de extensões que se comparam às habilidades do RockMelt.

    A ideia de integrar navegador e rede social não é nova: o Flock, navegador baseado no Firefox propõe há anos o conceito de navegador social. Mas quem cavar fundo nessa seara encontrará registros anteriores até às ditas "redes sociais": em 1999 a Mirabilis lançou o ICQ Surf, plugin para Internet Explorer que permitia aos diversos visitantes de uma mesma página discutirem em tempo real, bastando que todos estivessem com o plugin instalado.

    O F1 ainda está nos laboratórios da Mozilla Messaging, e pode ser baixada em . Assim como o RockMelt, o F1 ainda está em fase experimental e, portanto, pode não funcionar bem e até travar.
     
SatLine 24