O interior de um controlo remoto de TV

Discussão em 'Electrónica -- Manuais' iniciado por JeRp, Setembro 17, 2007.

  1. JeRp

    JeRp Old School

    Introdução

    Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente segura um controle remoto de TV pelo menos uma ou duas vezes por dia. Vamos dar uma olhada em seu interior e ver como ele funciona. Aqui está o controle remoto que vamos analisar hoje:

    [​IMG]

    Ao pressionar uma tecla do controle, o pressionamento é traduzido em sinais de luz infravermelha que são recebidos pela TV. Quando você remove a tampa traseira do controle, pode ver que há somente uma parte visível: uma placa de circuito impresso que contém a parte eletrônica e os contatos da bateria.

    [​IMG]

    Os componentes que você vê aqui são comuns para a maioria dos controles. Você pode ver um circuito integrado (também conhecido como chip) com o código "TA11835". O chip é encapsulado, no que é conhecido como um encapsulamento duplo em linha de 18 pinos ou um DIP, do inglês Dual Inline Package. À direita do chip é possível ver um diodo, um transistor (preto, com três fios), um ressonador (amarelo), dois resistores (verde) e um capacitor (azul-escuro). Próximo aos contatos da bateria há um resistor (verde) e um capacitor (disco bege). Nesse circuito, o chip pode detectar quando uma tecla é pressionada. Então ele traduz a tecla em uma seqüência parecida com o código morse, com um padrão diferente para cada tecla. O chip envia esse sinal para o transistor para ser amplificado e torná-lo mais forte.

    [​IMG]

    A placa de circuito

    Quando você desaparafusa e remove a placa de circuito, pode ver que ela é um pedaço fino de fibra de vidro com finos "fios" de cobre gravados em sua superfície. Os componentes eletrônicos são montados nas placas de circuito impresso porque são fáceis de produzir e montar em massa. Do mesmo modo que é relativamente barato imprimir tinta em uma folha de papel, é barato "imprimir" fios de cobre em uma lâmina de fibra de vidro. Também é fácil fazer uma máquina colocar as peças (chips, transistores etc) sobre a lâmina de fibra de vidro e então soldá-las para se conectarem aos fios de cobre.

    [​IMG]

    Quando você olha para a placa, pode ver um conjunto de pontos de contato para os botões. Os próprios botões são feitos de uma fina lâmina emborrachada. Para cada botão há um disco condutor preto. Quando o disco toca os contatos da placa de circuito impresso, ele os conecta e o chip pode perceber essa conexão.

    [​IMG]

    Na extremidade da placa de circuito há um LED infravermelho, ou diodo emissor de luz. Pense em um LED como uma pequena lâmpada. Muitos LEDs produzem luz visível, mas o LED do controle remoto gera luz infravermelha que é invisível para o olho humano. Entretanto, essa luz não é invisível para todos os "olhos". Por exemplo, você poderá ver a luz infravermelha se tiver uma câmera de vídeo. Aponte seu controle para a câmera e aperte um botão. Você poderá ver a luz infravermelha piscando no visor. O receptor na TV também é capaz de ver a luz infravermelha.

    A operação básica do controle remoto é a seguinte: você pressiona um botão; fazendo isso, você completa uma conexão específica; o chip percebe essa conexão e sabe que botão foi pressionado; ele produz um sinal em linha de código Morse específico para aquele botão; os transistores amplificam o sinal e o enviam para o LED, que traduz o sinal em luz infravermelha; o sensor na TV pode ver a luz infravermelha e reage apropriadamente ao "ver" o sinal.
     
  2. reves

    reves Membro Digital

    amigo JeRp , desculpe o meu descaramento, na informacao que lhe peço.
    tenho um comando de um aparelho de radio sony, quando quero mudar de estaçao a maioria das vezes nao consigo a mudanca .
    sera humidadde ?
    tem reparacao ?
    pois alguem me disse que na sony ,o comando era caro, melhor seria comprar uma aparelhagem nova, porque, o comando era muito caro.
    as minhas desculpas e obrigado
    cump's
     
  3. Luxdorf

    Luxdorf Old School

    Existem comandos universais, com as mesmas funções. Inclusivê existem na loja dos chineses por menos de 5 euritos e dá para tudo(televisão, receptor sat, aparelhagem, dvd, vcr, aux, etc...) e vem com um livro de codigos.
     
    reves gosta disto.
DreamPortugal