OCDE: Subida de juros deve esperar por 2012

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 3, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    OCDE: Subida de juros deve esperar por 2012

    A recuperação gradual da economia global desacelerou numa altura em que a maioria dos países desenvolvidos enfrenta níveis recorde de endividamento. Neste contexto, quase só a política monetária pode continuar a estimular o crescimento, pelo que os juros devem manter-se nos níveis historicamente baixos até que a retoma se consolide.


    [​IMG]


    A recomendação foi hoje feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no âmbito de um relatório preparado para a cimeira do G20 que se reúne em Seul, capital da Coreia do Sul, a 11 e 12 deste mês.

    Em face do “fraco crescimento nos Estados Unidos e na Zona Euro, e desde que as expectativas de inflação se mantenham bem ancoradas, o processo de normalização das taxas de juro só deverá ser iniciado a partir da primeira metade de 2012, e a um ritmo que permita à política monetária permanecer acomodatícia”, escreve a organização sedeada em Paris.
    A OCDE, que actualiza as suas previsões macroeconómicas dentro de duas semanas, confirma que o abrandamento da economia mundial está a ser mais acentuado do que o inicialmente previsto, o que produz efeitos tremendos no desemprego “cada vez mais estrutural” e nas finanças dos Estados.

    “A crise levou os défices e dívidas públicas a níveis insustentáveis. Na maioria dos países, a mera estabilização do peso da dívida em relação ao PIB exigirá esforços históricos de consolidação, da ordem dos 6 a 9% do PIB. E, ainda assim, mais será necessário para trazer a dívida para níveis sustentáveis”, adverte o secretário-geral da organização, Angel Gurría.




    in JNeg
     
LMPC