OCDE volta a ver sinais de expansão na zona euro

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 8, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Relatório

    OCDE volta a ver sinais de expansão na zona euro

    08/11/10

    Os indicadores avançados da OCDE, que pretendem antecipar tendências no crescimento económico, apontam para uma expansão do conjunto das economias do euro.

    A economia da Alemanha, a mais pujante da zona euro, deverá continuar a crescer, a avaliar pelo indicador avançado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que em Setembro aponta para 105,8 pontos, a mesma leitura registada em Agosto. Acima de 100 pontos indica uma expansão. Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador avança 8,6 pontos.
    Pelo contrário, França, Itália e Reino Unido deverão continuar a desacelerar de forma moderada, a par do Canadá e da Índia, segundo os dados da OCDE.
    Para o conjunto da zona euro, a OCDE continua a ver sinais de expansão, com o indicador avançado a manter-se nos 103,6 pontos em Setembro, face ao mês anterior. Em termos homólogos, o indicador melhorou em 3,9 pontos.
    O cenário de expansão também é visível no conjunto dos países da OCDE. O indicador ficou estável nos 102,8 pontos, pelo terceiro mês consecutivo. Face a igual período de 2009, o indicador avançou 4,4 pontos.
    Quando aos Estados Unidos e ao Japão, a OCDE aponta igualmente para cenários de expansão, assim como para a Rússia.
    Já para a China (99,3 pontos) e o Brasil (98,6 pontos), as duas maiores economias emergentes, a OCDE volta a ver sinais de forte abrandamento, em Setembro.




    in DE
     
SatLine 24