Parlamento Europeu aprova novas regras para os fundos de alto risco

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 11, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Parlamento Europeu aprova novas regras para os fundos de alto risco


    O Parlamento Europeu aprovou hoje a primeira directiva europeia que irá regular os fundos de investimento de alto risco ("hedge funds"), culminando um processo de negociações que durou mais de um ano.


    [​IMG]


    As novas regras visam controlar a actividade dos gestores e garantir uma maior transparência sobre a gestão destes fundos, para proteger os investidores e fomentar a estabilidade dos mercados financeiros. Os Estados-membros têm até 2013 para transpor a nova directiva.

    A nova regulamentação europeia estabelece requisitos comuns para a autorização e supervisão dos hedge funds, visando garantir uma abordagem coerente dos respectivos riscos e do seu impacto nos investidores e mercados europeus.

    Durante as negociações, e apesar das resistências de alguns Estados-Membros, o Parlamento Europeu introduziu novas regras para combater o desmembramento de activos (asset stripping), matéria que não era regulada na proposta inicial da Comissão Europeia. Os eurodeputados incluíram também normas sobre as políticas de remuneração dos gestores e sobre as responsabilidades dos depositários, para evitar casos como o de Bernard Madoff.

    Em relação ao sistema de "passaporte", o PE introduziu requisitos mínimos que os países não europeus terão de preencher para que os gestores neles sediados possam comercializar os seus fundos em toda a UE.

    Os gestores de fundos de investimento alternativos representam cerca de 1 bilião de dólares em activos (face a 2 biliões em meados de 2008) e desempenham um papel importante no financiamento da economia europeia.




    in JNeg
     
Engisat