Pensões na Saúde vão ser pagas à custa da venda de imóveis

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 11, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Pensões na Saúde vão ser pagas à custa da venda de imóveis


    Hospitais ficarão libertos de um encargo de 95 milhões de euros em 2011.


    [​IMG]


    Há pensões na Saúde que, a partir de 2011, passarão a ser pagas com verbas provenientes da alienação de imóveis. A medida está inscrita no Orçamento do Estado para 2011 e o encargo anual rondará, segundo o Ministério da Saúde, os 95 milhões de euros.

    Em causa estão as reformas de profissionais que, até à criação do Serviço Nacional de Saúde (1979), trabalhavam para as Misericórdias e que descontavam para a Segurança Social, mas que com a criação do SNS passaram a descontar para a Caixa Geral de Aposentações (CGA).

    Até agora estes encargos eram suportados pelos orçamentos dos próprios hospitais e administrações regionais de saúde, pelo que "a afectação de vendas de património possibilitará 'libertar' os hospitais e as ARS dos pagamentos que têm vindo a efectuar à CGA", explicou ao Negócios fonte oficial do Ministério de Ana Jorge.

    Assim, e "independentemente das receitas de alienação de imóveis do Ministério da Saúde, as pensões serão pagas na totalidade pela CGA e ressarcidas, conforme as disponibilidades, pelo Ministério da Saúde", acrescentou a mesma fonte.



    in JNeg
     
Génio Digital