Platina está a viver o pior ano desde 2006

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 9, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Matérias-primas

    Platina está a viver o pior ano desde 2006

    09/11/10

    Numa altura em que a procura por metais preciosos tem aumentado, a platina está a perder terreno devido à escalada do ouro.

    Enquanto o ouro continua a bater recordes - hoje ultrapassou novamente os 1.400 dólares por onça - a platina está a viver o seu pior ano desde 2006. A combinação de produção ininterrupta de platina na África do Sul, em conjunto com a estagnação da procura por este metal, que desde 2007 deixou de fazer parte do ‘top' das preferências dos investidores, está a castigar o preço da matéria-prima.
    A platina acumula ganhos de cerca de 20% desde o início do ano, muito abaixo dos 44% conseguidos no mesmo período de 2008, quando o preço do metal bateu recordes.
    Hoje, o metal deslizava 0,45% para cotar nos 1.765,5 dólares em Londres. Em 2008, cada onça de platina negociava em torno dos 2.200 dólares.
    Os receios em relação à recuperação da economia mundial estão a penalizar o desempenho deste metal precioso, enquanto os investidores preferem refugiar-se no ouro, o metal de eleição em tempo de incerteza nos mercados.
    A platina é um metal mais raro que o ouro e a prata, e por isso mesmo, mais caro. Para além de ser utilizada no fabrico de jóias em platina - muito apreciadas no mercado asiático - este metal é também usado na aviação e no sector da saúde para fabricar 'pacemakers', por exemplo.
    A platina é ainda utilizada para protecção dos discos rígidos de computadores, nos ecrãs LCD e em ligas para utilização em próteses dentárias.



    in DE
     
DreamPortugal