PME Investe já concedeu 7,1 mil milhões de euros

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 5, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Empréstimos

    PME Investe já concedeu 7,1 mil milhões de euros

    05/11/10

    As linhas de crédito para PME lançadas pelo Governo chegaram a mais de 52 mil empresas até 15 de Outubro.

    As seis linhas de crédito PME Investe lançadas pelo Governo concederam empréstimos de 7,1 mil milhões de euros às pequenas e médias empresas, até ao passado dia 15 de Outubro. As operações contratadas com garantia ascenderam a 5,7 mil milhões de euros, chegando a 52.429 empresas, as quais empregam 699.192 pessoas, segundo os dados fornecidos ao Diário Económico pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI).
    A totalidade destas linhas de crédito disponibilizou aos empresários um montante de 7,4 mil milhões de euros de crédito bancário coberto pelo sistema português de garantia mútua. A taxa de utilização daquele valor chegou já aos 96%.
    As empresas que mais recorreram a estas linhas foram as sedeadas no Norte do País (41%), seguindo-se as sociedades da região Centro (26%), da região de Lisboa (23%) e do Alentejo (5%).
    Por sectores, foi a indústria que mais crédito pediu - 2,6 mil milhões de euros, representativos de 37% do dinheiro emprestado -, seguido do sector do comércio, com 2,1 mil milhões de euros emprestados, cerca de 29% do total.
    A linha PME Investe I, com uma dotação inicial de 593 milhões de euros, atingiu mesmo uma taxa de utilização de 127%. No entanto, a PME Investe II, com uma dotação de 1.010 milhões de euros, foi utilizada, até 15 de Outubro, em apenas 77%. A PME Investe II é dirigida principalmente ao comércio e restauração.



    in DE
     
LMPC