Por que sobem os juros de Portugal?

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 9, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Peritos

    Por que sobem os juros de Portugal?

    09/11/10

    Especialistas consultados pelo Económico apontam várias razões, internas e externas, para a escalada dos juros cobrados a Portugal.

    Na véspera de Portugal voltar a testar os mercados de dívida, as ‘yields' das obrigações do Tesouro português a 10 anos sobem hoje para 6,867%, um novo máximo histórico desde a criação do euro, rumo aos 7%, valor definido pelo ministro das Finanças como sendo o patamar para se começar a pensar numa solução que envolva Bruxelas e o FMI.
    Na base da escalada dos juros da dívida pública estão essencialmente quatro factores: problemas internos relativos ao Orçamento, o corte da Fitch ao ‘rating' da banca nacional, o efeito de contágio irlandês e uma proposta da Alemanha.

    Pedro Pintassilgo, F&C Investments
    "O downgrade' da Fitch para a banca nacional ajuda a penalizar a dívida. Com uma casa como a Fitch a aumentar o risco de activos portugueses, neste caso da banca, quem tem activos nacionais fica desconfortável e com tendência para vender".

    João Zorro, ESAF
    "Tem havido comentários por parte da Alemanha que defende um modelo de ‘falência organizada' de um país soberano no seio da União Europeia. O que pretendem é que os credores partilhem os custos de uma reestruturação da dívida. Numa altura como esta, estes comentários não vão contribuir para acalmar os investidores e só reforçam o sentimento negativo face a estas economias mais fragilizadas".

    Pedro Lino, Dif Broker
    "Existe uma completa falta de credibilidade de Portugal no exterior, por vários motivos: ausência de controlo orçamental, derrapagens nos PEC e nos vários Ministérios e contradições entre os governantes. Além disso, Portugal também sofre o contágio da aversão à compra de dívida dos países mais fracos economicamente, devido à situação da Irlanda".




    in DE
     
Génio Digital