Portugal não pediu ajuda à União Europeia

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 5, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Reacção


    Portugal não pediu ajuda à União Europeia
    Bruxelas culpa "especulação" pela subida dos juros de Portugal


    05/11/10

    A Comissão Europeia garantiu hoje que não houve quaisquer contactos da parte de Portugal em relação ao megafundo de ajuda europeu.

    Isto depois do juro das Obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos ter ontem renovado novos máximos, nos 6,655%, aproximando-se dos 7%, o limite que Teixeira dos Santos considerou como barreira para pensar em recorrer ao apoio internacional do FMI.

    Recusando interpretar esse valor, dado que "a Comissão não tem o hábito de fazer comentários sobre os desenvolvimentos a curto prazo nos mercados", um porta-voz de Bruxelas argumentou hoje que Portugal está a ser penalizado por um movimento especulativo.

    "Não temos mesmo estado em contacto com eles" [Executivo português], afirmou hoje o porta-voz da Comissão Europeia, Amadeu Altafaj, em Bruxelas, citado pela Bloomberg.

    "Certamente que não", disse, quando questionado sobre se Portugal entrou em contacto com a Comissão Europeia em relação ao megafundo de ajuda europeu.

    O responsável disse ainda que o assunto "não passa de uma especulação" e que "a determinação do Governo e da classe política portuguesa em fazer o necessário para consolidar as contas públicas só pode reforçar a confiança dos actores dos mercados".

    No dia de hoje, a percepção de risco da parte dos investidores em relação a Portugal está a aliviar, com as ‘yields' genéricas da dívida pública portuguesa, com maturidade a 10 anos, a deslizarem para 6,514%, depois de terem atingido os 6,655% ontem, o valor mais elevado desde 1997, segundo dados da Bloomberg.

    No mesmo sentido, o juro das OT a 10 anos portuguesas, com maturidade em 2020, também recuava até aos 6,493%, após ter chegado ontem aos 6,626%, um máximo histórico, no dia de ontem.



    in DE
     
    reves gosta disto.
  2. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Bruxelas diz que Portugal não pediu ajuda à União Europeia

    Bruxelas diz que Portugal não pediu ajuda à União Europeia


    “Certamente que não”, respondeu o porta-voz do Comissário
    Europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros quando questionado se Portugal tinha pedido a activação do Fundo de Estabilização Financeira da União Europeia.


    [​IMG]


    Amadeu Altajaf, o porta-voz de do comissário do Euro, Olli Rehn, negou hoje que Portugal tenha solicitado a Bruxelas a activação do fundo de emergência da União Europeia.

    “Certamente que não”, afirmou Altajaf, quando questionado em Bruxelas se Portugal tinha pedido ajuda da União Europeia. “Não temos tido qualquer contacto” com o Governo português, reforçou.

    Os juros da dívida portuguesa a 10 anos tocaram ontem num novo máximo histórico, estando hoje a recuar 9 pontos base para 6,516%.




    in JNeg
     
    reves gosta disto.
DreamPortugal