Portugueses estão a utilizar menos os cartões de crédito

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 10, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Portugueses estão a utilizar menos os cartões de crédito


    Famílias estão a usar menos os cartões de débito e de crédito, revelou hoje a Mastercard. Um comportamento que reflecte uma "maior racionalidade" quer dos consumidores, quer da banca.


    [​IMG]


    A maioria dos portugueses (86,4%) têm actualmente cartões de débito, o que corresponde a um aumento da taxa de penetração deste produto face aos últimos dois anos. Contudo, a utilização, ainda que massiva, diminuiu em 2010 quando comparado com igual período do ano passado, revela um estudo divulgado pela Mastercard.

    No que respeita aos cartões de crédito, a taxa de penetração é inferior (32,4%) à dos cartões de débito, mas registou um aumento face aos números de 2009 (30,7%).

    Sobre estes produtos verificou-se uma quebra da utilização nos últimos dois anos. Em 2008, 74,7% dos detentores de cartões de crédito, usavam-nos. Em 2010, esta utilização diminuiu para 62,3%.

    Paulo Raposo, responsável da Mastercard em Portugal, explicou que esta evolução, entre outros factores, reflecte uma “maior racionalização” quer no uso dos consumidores, quer na oferta por parte da banca.

    A taxa de bancarização também diminuiu, de 90,2%, em 2008, para 87,1%, em 2010. Uma evolução que é justificada em parte com a optimização dos custos por parte dos clientes, que em vez de terem duas ou três contas em bancos diferentes, tendem a manterem apenas uma conta.




    in JNeg
     
SatLine 24