Primeiro concerto em 3D é transmitido na TV Cabo

Discussão em '3D / HD / 4k' iniciado por JuizDidi, Novembro 4, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Tecnologia

    Primeiro concerto em 3D é transmitido na TV Cabo


    04/11/10

    Klepht são a primeira banda portuguesa com um concerto gravado em 3D, no Porto.

    A experiência já foi feita em alguns países mas, em Portugal, é inédita: pela primeira vez, um concerto é gravado totalmente em três dimensões (3D), para depois ser transmitido na televisão.
    Trata-se de um espectáculo da banda portuguesa Klepht, que ocorreu na Casa da Música, no Porto, no passado sábado, dia 30. A banda de Diogo Dias - que também é apresentador da MTV Portugal - explicou ao Diário Económico que "a ideia surgiu em conjunto com a Zon. Procurava-se fazer um concerto num formato inovador com o objectivo de ser mostrado em casa das pessoas. Através do 3D acreditamos que, por momentos, a pessoa sente que está presente no concerto".
    De uma ideia partilhada com a dona da TV Cabo partiu-se para a concretização, levada a cabo pela MediaLuso. "A filmagem é feita em 3D, no local. O facto de todo o equipamento ser em 3D é a grande novidade e a complexidade desta iniciativa", aponta fonte da MediaLuso.
    Sobre as dificuldades técnicas na gravação de um vídeo 3D, fonte da empresa garante que "não existem dificuldades, mas um maior cuidado na preparação e ajustes do sistema, porque estamos a falar de meios duplicados".
    O concerto estará depois disponível no videoclube (‘video on demand') da TV Cabo, não estando nunca disponível na plataforma física. "Não haverá transmissão em directo", aponta a fonte da MediaLuso. "A gravação deste concerto em 3D é uma aposta da Zon, um investimento nas suas plataformas 3D".
    Custos para gravar em 3D são superiores
    A realização de um vídeo em 3D é mais dispendiosa que a gravação de um concerto com imagem bidimensional em alta definição, admite a empresa. "Devido à duplicação de meios e pessoal", embora não tenha avançado com valores.
    A equipa contou com 17 pessoas, 12 delas a trabalhar exclusivamente na vertente 3D: quatro operadores de câmara, um operador de vt, um realizador, um controle de imagem e quatro "estereocopistas". O próximo evento previsto pela MediaLuso a nível de 2D será o "jogo de futebol Barcelona-Real Madrid".
    Equipamento
    A captação do concerto em 3D implicou recursos adicionais. Foram necessárias cinco câmaras em versão 3D e três em versão 2D, em Full HD, um carro de exteriores Full HD, outro carro de apoio e um terceiro para estereoscopia (informação processada pelos olhos que permite a ideia de tridimensionalidade), duas minicâmaras para ‘steadycam' 3D ‘wireless' e outros equipamentos específicos.



    in DE
     
DreamPortugal