RTP deverá comprar capital privado da Lusa para permitir fusão

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 12, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    RTP deverá comprar capital privado da Lusa para permitir fusão


    RTP deverá avançar com a compra do capital privado da Lusa para permitir a fusão das duas empresas. Negócio significaria "renacionalização" da agência noticiosa.


    [​IMG]


    A fusão entre a RTP e a Lusa, que está a ser ultimada pelo Governo, deverá passar pela compra, por parte da televisão pública, dos 49,83% do capital da agência noticiosa, que estão espalhados por vários accionistas privados. Segundo escreve o “Público”, o Governo quer concluir rapidamente a operação, e dois meses é um dos cenários admitidos por Jorge Lacão, o ministro dos Assuntos Parlamentares.

    A ideia de fundir a RTP com a Lusa foi lançada por Lacão há uma semana, no debate da especialidade. Na altura, o ministro propunha que a reflexão fosse feita caso a junção das duas permitisse “economia de meios” no sector público empresarial ligado à comunicação social. Porém, este cenário levantou dúvidas ao Bloco e ao PCP – e agora também ao PSD.

    O próprio presidente da agência, Afonso Camões, admite que essa seria a solução mais fácil. Os accionistas da Lusa são o Estado , que detém 50,14%, e entre os privados o maior é a Controlinveste (23,36%), logo seguida da Impresa (22,35%), entre outros com participações menores. A compra destas participações já terá sido abordada com os accionistas privados.

    Miguel Relvas salienta que o negócio “merece as maiores reservas do PSD, sobretudo num momento difícil das finanças públicas”, adiantando não ver razões para efectivar o negócio. Além disso, caso ele avance, a Lusa terá de ser avaliada por uma entidade independente.

    A administração da RTP nega qualquer negociação sobre compra de capital da Lusa.




    in JNeg
     
LMPC