Saiba como fintar a subida dos custos bancários

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 8, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    Banca

    Saiba como fintar a subida dos custos bancários


    08/11/10

    A crise está a levar os bancos a subir as comissões. Mas os clientes podem sempre encontrar formas de aliviar estes encargos.

    O aumento das comissões cobradas é uma tendência que não é exclusiva de Portugal. Um pouco por toda a Europa as instituições financeiras têm-se socorrido deste mecanismo para ajudar a fortalecer as suas contas. Conheça três formas de fintar estes aumentos.


    1. Sempre que possível opte por fazer operações bancárias recorrendo aos meios electrónicos como a internet, o telefone e os ATM. Isto porque as diferenças de comissões, face ao canal tradicional, são bastante consideráveis. Tendo em conta o caso-tipo analisado pelo Diário Económico, ter uma conta à ordem, requisitar 20 cheques e fazer 15 transferências interbancárias, comporta em média um encargo anual de 127 euros, se estas operações forem feitas ao balcão. Mas se optar por fazê-las pela internet, o custo médio anual é de 75 euros.

    2. Mais uma vez, comparar as condições oferecidas nos diversos bancos, é um factor-chave para conseguir poupar muitos euros. Na análise que o Diário Económico fez as diferenças de comissões totais cobradas pelas instituições ao balcão oscilam entre os 94 euros e os 147 euros. E para fazer esta comparação, nem precisa sair de casa. Basta ter acesso à internet. Desde o início do ano que os bancos são obrigados a divulgar os seus preçários de forma actualizada, segundo as novas regras impostas pelo Banco de Portugal. Com uma vantagem: os preçários são construídos com os mesmos parâmetros, facilitando a tarefa ao consumidor de comparar as ofertas de serviços entre as várias instituições.

    3. No caso dos custos de manutenção ou gestão de conta existem muitos bancos que isentam alguns clientes do pagamento deste encargo. É o que acontece, por exemplo, a quem opte por domiciliar o ordenado na instituição. Algumas instituições dão também condições vantajosas a jovens ou pensionistas.




    in DE
     
LMPC