Sarkozy reconduz Fillon no cargo de primeiro-ministro

Discussão em 'Europa' iniciado por JuizDidi, Novembro 14, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    França

    Sarkozy reconduz Fillon no cargo de primeiro-ministro

    Económico com Lusa
    14/11/10

    O Presidente francês renomeou esta manhã o primeiro-ministro François Fillon, que ontem apresentou a sua demissão.

    "De acordo com o artigo oitavo da Constituição, o Presidente da República nomeou François Fillon primeiro-ministro. O Presidente pediu ao primeiro-ministro que lhe proponha um novo Governo", indicou o Eliseu em comunicado.
    Nicolas Sarkozy tinha aceitado sábado à noite a demissão de François Fillon, primeiro-ministro desde o início do mandato presidencial, em 2007, no âmbito de uma remodelação governamental.

    Ministro do Ambiente perde 'batalha'

    A recondução de Fillon põe fim a uma 'batalha' pelo seu lugar desde há longas semanas entre o primeiro-ministro e o seu ministro do Ambiente, o centrista Jean-Louis Borloo, tido como favorito.
    Segundo a agência France Press, diversas fontes do partido de direita (UMP) e no Governo estimam que a nova equipa governamental de Fillon possa ser conhecida dentro de uma semana.
    Fillon demitiu-se sábado à noite, abrindo a porta para a nomeação de um novo governo em França.
    Sarkozy afirmou em Junho que o plano era mudar o Governo assim que a reforma do sistema de segurança social estivesse concluída.
    Durante meses os franceses esperaram que o Presidente Sarkozy fizesse remodelações no Governo antes das eleições presidenciais de 2012.



    in DE
     
LMPC