Sarkozy valida aumento da idade da reforma

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 10, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold


    França

    Sarkozy valida aumento da idade da reforma

    Económico
    10/11/10

    A nova reforma do sistema de aposentações foi promulgada pelo presidente francês e publicada no Jornal Oficial.

    A lei, que adia dos 60 para os 62 anos a idade legal da reforma, considerada como a mais importante do seu mandato presidencial pelo chefe do Estado, originou dois meses de intensos protestos nas ruas de França.
    A sua promulgação dará também início a uma remodelação da equipa governamental, Nicolas Sarkozy repetiu segunda-feira à sua equipa, que esperava este momento pôr fim a uma "saga" iniciada há cinco meses.
    Na terça-feira, o Conselho constitucional deu o seu aval ao conjunto da lei aprovada pelo Parlamento a 27 de Outubro, nomeadamente os novos limites de idade da reforma (adiamento de 60 para 62 anos da idade legal de reforma e de 65 para 67 anos para uma pensão sem abatimento).
    No entanto, Sarkozy censurou a parte do texto que reformava a medicina do trabalho, ou seja 13 artigos considerados por si como sem relação com o projecto de lei inicial.
    O Conselho constitucional "cumpriu o seu papel meramente jurídico, que não nos impede continuar a criticar uma reforma tão injusta como ineficaz", reagiu na terça feira o número um do partido socialista, Martine Aubry.
    Hoje, Nicolas Sarkozy deverá aproveitar o Conselho de Ministros para comentar a promulgação da reforma e para tentar reatar as relações com as organizações sindicais, que não pararam de denunciar "a ausência de diálogo" com o governo.




    in DE
     
Génio Digital