Taxas Euribor - Notícias de 8/11/2010

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por mica-1, Novembro 8, 2010.

  1. mica-1

    mica-1 Old School

    A Euribor a três meses permaneceu nos 1,050% e a taxa e seis meses, que é a mais utilizada como indexante no crédito à habitação, ascende 0,1 pontos base para 1,274%. A taxa de um mês progrediu 0,3 pontos base para 0,853%.

    Nos prazos mais longos a tendência é de ganhos, com a maturidade de nove meses declinar 0,2 pontos base para 1,416% e a taxa interbancária de 12 meses ascende na mesma medida (0,2 pontos) para 1,545%.

    As taxas Euribor têm vindo a subir, num movimento de normalização do mercado de crédito interbancário. Estas taxas consistem no preço que os bancos cobram para se financiarem uns aos outros e o mercado tem vindo a regressar a níveis que reflectem menores receios relativos à crise orçamental europeia, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter sinalizado a retirada de algumas medidas de estímulo à economia.

    As taxas encontraram-se excepcionalmente baixas num período em que o BCE assegurou a totalidade das necessidades de crédito dos bancos da Zona Euro, para evitar que a crise orçamental tivesse um impacto maior na economia da região.

    Os bancos começam agora a financiar-se directamente no mercado, antecipando a retirada das linha de crédito do BCE, o que é reflectido nas taxas Euribor.
    jn
     
  2. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Taxas Euribor avançam nos prazos mais longos


    Juros

    Taxas Euribor avançam nos prazos mais longos


    08/11/10

    As taxas europeias iniciaram a semana em alta, depois de na sexta-feira a taxa a 6 meses ter recuado pela primeira vez num mês.

    A Euribor a 6 meses, a mais usada no cálculo de juros do crédito à habitação, avançou hoje para 1,274%, enquanto a taxa a 12 meses escalou para 1,545%, um máximo de 16 meses.
    Já no prazo a três meses, que serve sobretudo de referência nos empréstimos às empresas, o indexante ficou pela terceira sessão nos 1,05%.
    As Euribor seguem habitualmente a taxa de juro de referência do BCE e influenciam directamente a prestação da casa e os empréstimos concedidos pelos bancos às empresas.
    Os Governadores do BCE decidiram na última reunião de política monetária, na última quinta-feira, não mexer no preço do dinheiro na zona euro, deixando a sua principal taxa no mínimo recorde de 1%, pelo 18º mês consecutivo.



    in DE
     
LMPC