TV grundig avaria 2

Discussão em 'Electrónica -- Dúvidas' iniciado por Sunray, Setembro 20, 2007.

Tags:
  1. Sunray

Sunray Old School

Boas

Tenhu uma tv grundig que esta a dar imagem em tom esverdeado, ao abri a tv reparei que esta está a fazer uma faísca azulada no interior daquela caixa branca onde encaixa o cinescópio na placa do crt. Como se pode ver na foto, a faíca e no interior dessa caixa sublinhana com a circunferencia vermelha.

Alguem sabe como se pode resolver este problema?

Abraço

2. kalimero

kalimero Membro Digital

bem em 1º tenho te a dizer e avisar para ter muito cuidado com a tv sabias que a tv "ventosas" do cinescópio, podem atingir voltagens na ordem dos 30000 voltos ou seja 30 mil voltos :pcguru:, alem disso os condensadores grandes que estão na placa são grandes acumuladores de energia, isto é mesmo com a tv desligada da corrente podes cair para o lado e nao mais te levantares se tocares em certas peças , cuidado muito cuidado mesmo, quanto ao problema em si, atras na placa Cr tens uns trimer´s salvo erro 3 que é das cores com uma chave de fenda em plastico"tem que ser plastica" rodas para um lado ou para o outro geralmente costuma funcionar e vais ver a cor a mudar ou a ficar muito vermelha ou muito azul ou preta etc...
    A chave tem que ser plastica porque se for de metal altera a cor e quando a retiras a cor nunca fica bem..

Mas o melhor acredita é levares a alguem que entenda disso , apenas pela prigosidade que tem porque ser-se desenrascado e um dom mas existe coisas que e mesmo melhor deixar para quem melhor saiba .
    O 2º conselho as Tv grundi nao s´~ao grande coisa... :nono2:

kalimero

3. Sunray

Sunray Old School

..

Amigo quanto a isso n te preocupes que tenho curso de lectronica sei as prtecauções a tomar ;) quanto a isso ja ajustei o foco mas não da o problema é a faísca dentro da tal caixa. crei que não leste bem o topico que postei

brigado na mesma

4. Sunray

Sunray Old School

...

problema do faísca auzl resolvido. Só falta mesmo descubrir a origem do tom esverdeado na imagem alguem tem uma ajuditah?

abraço

5. kalimero

kalimero Membro Digital

Ok se tens o curso de electronica sabes bem do que estou a falar , apenas quis fazer um alerta pois por vezes as pessoas mexem sem saber e e bom estarem ao corrente já agora se resolves-te o problema da faísca que tal trocares essa informação com nós, assim para a proxima se nos acontecer isso ja sabemos como o fazer :icoan11:

6. DUCA2

DUCA2 Membro Digital

hace ya mucho tiempo que no toco tv
    pero la averia que describes siempre fue una resistencia (normalmente de 2w) o ( transistor)
    tiene uno para cada color( R.G.B.) en la placa del conector al tuvo de rayos catodicos .....
    ahora si entiendo bien y tienes fugas de alta verifica el triplicador(mat) y la chupeta que une este un
    saludo

faz já muito tempo que não toco tv mas a averia que descreves sempre foi uma resistência (normalmente de 2w) ou ( transistor)tem um para cada cor( R.G.B.) na placa do conector ao teve de raios catodicos .....agora se entendo bem e tens fugas de alta verifica o triplicador(mat) e a chupeta que une este um saudação

7. Sunray

Sunray Old School

....

agora troquei os transistores todos por transistores novos e fiquei com a cor toda azulada, que poderá ser?

cumps

8. DUCA2

DUCA2 Membro Digital

cambiaste transistores y verificaste las resistencias????
    antes de cambiarlos tocastes las resistencias ajustables (trimer)???
    çesta claro que esta disparado el cañon de azul sigue el circuito ....
    intercala entre el verde y el rojo
    poco puedo ayudarte ya amigo

mudaste transistores e verificaste as resistências????antes de mudá-los tocastes as resistências ajustáveis (trimer)???çesta claro que esta disparado o cañon de azul segue o circuito ....intercala entre o verde e o vermelhopouco posso ajudar-te já amigo

9. Sunray

Sunray Old School

...

mas tem arranjko isto certo? nesse caso ha algum componete a falahr correcto?

10. Sunray

Sunray Old School

...

quanto as resistencias ajustaveis não lhes mechi. Apensas troquei os trasnsitores e a imagem que inicialmente tava em tons esverdeados ficou azul.....Alguma ideia do que poderá estar mal?

11. DUCA2

DUCA2 Membro Digital

suelta una pata de las resistencias y midelas biem no las midas con los extremos soldados
    suerte

12. Sunray

Sunray Old School

.

ja mudeic as resistencias, continuo com a cor azul. Ah um transistor bf421 que larga um ligeiro fumo. Mas ja mudei o transistor e continua igual que poderá tar mal? mudei as resistencias principais todas.

agradeço se me puderem dar uma força

13. dantas

dantas Membro Digital

Qual é o modelo do televisor?

Aparte disso podes substituir os diodos da placa
    do cinescopio que normalmente costumam ser um ou dois
    por cada cor,ou seja podem ser 3 ou seis,habitualmente 1N4148.

Cumps

Carlos

14. braccaro

braccaro Membro Digital

grundig avaría 2

Podes medir a tensão nas respectivas grelhas ,R,G,B.
    Se tens a imagem sobre o azul é porque falta uma
    das outras cores , verde ou vermelho .
    Medindo as grelhas ficas a saber qual a cor q falta.
    Como o andar final RGB é triplo depois é só comparar.

15. jfslopes

jfslopes Membro Digital

boas

diz me que nao percebi.....

quando faiscava no socket de cinescopio, como resolveste a avaria???

mudaste-o????
    se nao, pode ser ele a provocar o problema de cores

cumps:04:

16. Sunray

Sunray Old School

o problema tem que ser antes do soket, pois por ordem de evolução do circuito o transistor receber carga primeiro...portanto se o tarnsistor queima tem que haver outra avaria antes.

17. Sunray

Sunray Old School

...

Afinal, paoós alguns testes a situação acabou por ficar resolvida. Eram mesmo dos transistores.

Abraço

Antenas-Wireless.com