Vale a pena substituir o ministro das Finanças?

Discussão em 'Economia e Finanças' iniciado por JuizDidi, Novembro 10, 2010.

  1. JuizDidi

    JuizDidi Staff Moderador Temático Membro Gold

    Vale a pena substituir o ministro das Finanças?


    Camilo Lourenço


    Teixeira dos Santos garantiu ontem que o Governo vai mesmo reduzir o défice orçamental.

    Teixeira dos Santos garantiu ontem que o Governo vai mesmo reduzir o défice orçamental: "Os portugueses já perceberam, e os mercados podem estar certos, que este é o caminho a seguir (...) sem hesitação, de modo a assegurar que o País continue a financiar-se nesses mesmos mercados."

    O "timing" da declaração não é inocente. Portugal enfrenta hoje um dos mais duros testes de 2010: a colocação de 1.250 milhões de euros em OT. O mais provável é que coloque grande parte desse valor. Mas o problema não é esse, é a taxa de juro que os investidores vão exigir para ficar com os títulos. É o preço que vai mostrar se o "statement" do ministro tem valor para o mercado...

    Se a taxa de juro ficar nos 7%, o Governo vai reinterpretar a gafe de Teixeira dos Santos e recusar o FMI. De facto, os 7% não obrigam a recorrer imediatamente ao Fundo. Porque 93% das necessidades de financiamento de 2010 estão cobertas. Ou seja, temos quatro meses (até às próximas emissões) para mostrar aos mercados que desta vez é que é.

    O problema é que a ultrapassagem da barreira dos 7% depois da declaração do ministro mostra que os mercados já não acreditam nele (além de estarem assustados com a possibilidade de terem de suportar parte do custo de um eventual "bailout"). O que suscita a pergunta: não é melhor Sócrates fazer já uma remodelação, substituindo Teixeira dos Santos por alguém que dê garantias de reduzir a despesa pública? É duvidoso. Porque como disse Campos e Cunha, o verdadeiro ministro das Finanças é José Sócrates. É por isso que o recurso ao FMI se tornou inevitável. A banca, manchada pela péssima reputação do Estado, que o diga.



    in JNeg
     
  2. zurck

    zurck Membro Digital

    Claro que vale a pena....
    so nao há quem queira o lugar......
     
    Editado por um moderador: Novembro 10, 2010
LMPC